Guia completo de saúde ocupacional em pequenas e médias empresas

Guia completo de saúde ocupacional em pequenas e médias empresas

Entenda a importância de promover a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas e saiba como viabilizar um programa de SST.

O bem-estar e a qualidade de vida dentro do ambiente laboral têm se tornado uma preocupação cada vez maior por parte dos empregadores, sobretudo por conta da legislação trabalhista. No entanto, promover a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas também precisa ser encarado como algo benéfico para ambas as partes.

Quando um colaborador encontra condições de trabalho satisfatórias, o rendimento das tarefas aumenta, o que beneficia diretamente o empregador. Nesse sentido, não só as organizações de grande porte estão focadas na saúde ocupacional, pois cada vez mais organizações de pequeno e médio porte observam os benefícios de tornar o local de trabalho um ambiente saudável e seguro.

Neste artigo, traremos um guia sobre a importância de viabilizar ações de saúde ocupacional em pequenas e médias empresas, para que você entenda melhor este conceito e possa criar mecanismos de promoção da saúde e segurança do trabalhador de modo mais eficaz. Acompanhe!

Serviços em SST para Empresas

O que é saúde ocupacional?

Para compreender como a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas é fundamental, antes é necessário entender melhor este conceito. No âmbito da SST (Saúde e Segurança do Trabalhador), saúde ocupacional significa que o local de trabalho deve oferecer condições seguras e salubres para que os trabalhadores exerçam suas atividades com tranquilidade e bem-estar.

De forma técnica, a saúde ocupacional é uma especialização da medicina a ser oferecida de forma obrigatória, por força de lei, dentro das empresas de todos os portes e setores. Através das ações de saúde ocupacional, é possível prevenir doenças laborais e outros problemas relacionados ao trabalho, sejam eles físicos ou mentais.

E para que tais ações sejam postas em prática, é necessário viabilizar e desenvolver formas para que sejam criadas as condições ideais de trabalho, que assegurem a qualidade de vida e o conforto dos colaboradores. 

Como exemplo, podemos citar a realização de exames periódicos para verificar os impactos da atividade (trabalhadores que lidam com tarefas onde ficam expostos a riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes). Ou ainda, investir em equipamentos de proteção individual ou coletiva, como luvas, capacetes, óculos, sapatos especiais, protetores auriculares etc.. ou que possibilitem uma ergonomia adequada para aqueles que passam muitas horas sentados ou em atividades que mantêm a mesma posição durante longos períodos.

Por que a saúde ocupacional é importante para as pequenas e médias empresas?

Uma série de fatores demonstram o quanto é importante viabilizar a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas. Pois além de evitar os riscos ao qual os trabalhadores ficam expostos, implementar um programa interno de saúde ocupacional torna possível detectar novas ameaças e erros nos processos, a fim de se criar mecanismos de correção e novas propostas para a solução dos problemas.

Outro ponto que vale destacar é o do vínculo empresa-empregado, que se torna fortalecido, com status de parceria que traz vantagens para ambas as partes: funcionários mais seguros se tornam felizes e satisfeitos na realização do trabalho, o que aumenta sua produtividade. 

Do contrário, diante de uma situação precária de trabalho, em se tratando de exposição excessiva a riscos ou ambiente insalubre, o trabalhador com o bem-estar comprometido tende a trabalhar mal, faltar mais e, ainda pior, pedir o afastamento por questões de saúde. Isso gera despesas e rotatividade, o que não é bom para o andamento dos negócios.

Portanto, a atenção integral à saúde ocupacional deve ser oferecida de modo a contribuir para o crescimento profissional do funcionário, e também para o crescimento da organização, melhorando sua imagem e tornando a empresa mais competitiva no mercado.

Quais os benefícios de promover a saúde ocupacional?

A ausência de funcionários, as multas por descumprimento de normas e os custos com possíveis processos trabalhistas causam grande impacto nas empresas de pequeno e médio porte. Nesse sentido, através da promoção da saúde ocupacional é possível evitar estes e outros problemas que impactam negativamente os negócios.

Ou seja, a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas não só garante o bem-estar do colaborador, como também garante vantagens de ordem financeira, jurídica e social para as organizações.

A seguir, daremos alguns exemplos de como é vantajoso viabilizar a saúde ocupacional na sua empresa.

Redução dos acidentes de trabalho

Embora algumas profissões e atividades estejam mais propensas aos acidentes de trabalho, eles podem ocorrer em qualquer circunstância, para qualquer trabalhador. Por isso, promover a segurança no trabalho é fundamental. Desse modo, viabilizar um programa interno de SST é fundamental para estabelecer um ambiente dentro dos padrões de salubridade necessários.

Além disso, a redução dos acidentes traz para a empresa um nível maior de compliance, evitando assim o comprometimento das atividades. Ou seja, um programa eficiente de saúde ocupacional em pequenas e médias empresas promove efetivamente a prevenção dos acidentes, e mantém a continuidade das atividades em ordem, com benefícios para empregado e empregador.

Redução das faltas e ausências no trabalho

Problemas de saúde são a principal causa das faltas e afastamentos no trabalho. Em grande parte dos casos, o problema começa com sintomas simples, facilmente tratáveis, mas que se agravam pela falta de cuidado. Inclusive, uma das queixas principais dos trabalhadores é não ter condições de se ausentar do trabalho para procurar um médico, embora este seja um direito assegurado por lei.

Nesse sentido, uma empresa que promove ações de cuidado preventivo e redução de riscos através da medicina do trabalho, pode evitar os afastamentos e reduzir significativamente o número de faltas dos funcionários, que atrapalham o fluxo de atividades.

Curso Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Diminuição da rotatividade

Outro problema bastante frequente que pode ser solucionado a partir da saúde ocupacional é a rotatividade de funcionários. Afinal, numa empresa onde o ambiente não oferece condições seguras e saudáveis para se trabalhar, o índice de demissões costuma ser alto, e então é necessário contratar novos funcionários com uma frequência maior.

Esse tipo de situação, além de trazer despesas com o pagamento das rescisões, também faz com que as atividades não alcancem um ritmo satisfatório, pois é preciso treinar o novo funcionário. Além disso, reter talentos é benéfico para a empresa, que pode contar com a expertise de bons profissionais, que não estarão disponíveis para os concorrentes.

Redução dos processos trabalhistas

Outro benefício importante da saúde ocupacional em pequenas e médias empresas é a redução dos processos judiciais trabalhistas, que costumam ocorrer por conta de acidentes laborais ou condições insalubres de trabalho. 

Ao responder esses processos, a empresa sofre um desgaste bastante prejudicial, tanto financeiro quanto pelo aspecto da imagem negativa que se imprime, como uma organização que não se preocupa com seus colaboradores e não segue as normas trabalhistas.

Quer dizer, nenhum empresário deseja passar esse tipo de imagem, nem perder dinheiro com advogados e indenizações, não é mesmo? Promover a saúde ocupacional evita esse tipo de problema.

Como viabilizar a saúde ocupacional na minha empresa?

Se você chegou até aqui, deve estar se questionando sobre as formas de viabilizar ações voltadas à saúde ocupacional, certo? Pois saiba que promover tais ações é bastante fácil, desde que você conte com profissionais qualificados e especialistas na área, que poderão orientar sobre as atividades e atuar junto aos trabalhadores para o incentivo dos cuidados com a saúde e o bem-estar — que devem ser mantidos dentro e fora da empresa.

Abaixo, listamos algumas das principais ações que podem ser implementadas na sua empresa para viabilizar a saúde ocupacional:

  • criar um programa de incentivo à alimentação saudável;
  • promover a ergonomia através de novos equipamentos e acessórios; 
  • incentivar a prática de atividades físicas e estabelecer horários para a ginástica laboral;
  • realizar palestras com profissionais de saúde e medicina do trabalho em caráter orientador;
  • promover campanhas de vacinação internas;
  • viabilizar a realização de exames periódicos, medição de pressão, glicose e temperatura;
  • orientar os trabalhadores para as consultas médicas de rotina.

Terceirização da Saúde Ocupacional

Uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde ocupacional em pequenas e médias empresas é através da implantação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Esse serviço faz parte das orientações do Ministério do Trabalho e tem por objetivo atuar na prevenção e no tratamento de doenças ocupacionais.

O SESMT é composto por uma equipe de profissionais da área da saúde, especialistas em medicina do trabalho e saúde ocupacional. Dentro das empresas, eles atuam na prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Tais profissionais tanto podem ser funcionários efetivos do quadro funcional quanto terceirizados.

A principal vantagem de contratar uma empresa especializada em saúde ocupacional é poder contar com a expertise de profissionais qualificados na área, que atuam dentro da empresa, mas que utilizam seus próprios métodos com foco em ações específicas. Assim, a empresa contratante do serviço terceirizado pode se dedicar à atividade fim, com a garantia de estar bem assessorada na promoção da saúde ocupacional.

Abaixo, listamos algumas vantagens na terceirização do setor de saúde ocupacional:

  • foco em ações preventivas no dia a dia;
  • redução de custos com contratação de funcionários que não exercem a atividade-fim da empresa;
  • qualidade nos atendimentos e melhores resultados, uma vez que o prestador de serviço é especializado na área;
  • possibilidade de atendimento local, sem precisar deslocar os funcionários.

Como você pode perceber, ao contratar o serviço de uma empresa especializada em saúde ocupacional é possível que a organização dedique mais tempo e investimentos nas atividades-fim do negócio. No entanto, é importante pesquisar empresas qualificadas para a terceirização do serviço, com experiência na área, capacidade técnica e profissionais qualificados para atender todas as demandas da sua empresa.

Serviços de Criação de Programas de SST Empresas Públicas e Privadas

🩺 Gestão de Saúde Ocupacional

A Medicina e Engenharia do Trabalho ou Saúde e Segurança Ocupacional é um conjunto de ações promovidas por profissionais especializados, em parceria com os gestores das empresas públicas ou privadas, que visam atender às normas legais, detectar de forma precoce as doenças ocupacionais e proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável.

A implantação dos programas e a realização de exames de saúde regulares em todos os funcionários (anual ou bienal) são obrigatórios e de responsabilidade do empregador. Deixe-nos fazer isto por você. Estamos há 23 anos neste mercado, presentes em mais de 150 cidades.

Conheça nossos Serviços

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?