eSocial! E AGORA CONTADOR?

eSocial! E AGORA CONTADOR?

Contador, você está pronto para o eSocial? Seus clientes estão preparados para a mudança? Entenda como a Doutor Fly pode te ajudar neste processo de implementação.

eSocial! E AGORA CONTADOR?

A chegada do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – SPED, ou simplesmente eSocial, tem deixado profissionais da área contábil preocupados.

Um dos desafios relatados pelos contadores tem sido a falta de colaboração por parte de seus clientes quanto à entrega de documentos, bem como o velho hábito de deixar tudo pra última hora.

Com a implementação do eSocial, um novo mindset  deve ser trabalhado pelos contadores junto aos seus clientes, objetivando que tal prática seja rechaçada da rotina das empresas.

Quais as implicações da não inserção correta dos dados no sistema eSocial?

O Decreto 8.373/2014, que instituiu o eSocial, dispõe em seu artigo 3º os princípios norteadores do programa. Insculpido em seu inciso IV, traz à luz dessa discussão uma das funções do projeto que é justamente o de fiscalização por parte dos entes governamentais envolvidos no sistema.

Esse princípio é de vital importância nas relações entre clientes e escritórios contábeis, vez que a não observância da entrega dos dados nas datas aprazadas, ou mesmo a entrega de forma equivocada, gerará multas automáticas para as empresas.

Mas o que fazer, Contador, para evitar dissabores e não desgastar a relação com seus clientes na era do eSocial?

Como dito anteriormente, empresas que não tem o hábito de trabalhar com prazos razoáveis na entrega de documentos aos escritórios de contabilidade, deverão instituir uma nova postura quanto a essa prática.

Ter como norte balizador que as informações relativas às empresas serão inseridas no programa via sistema eletrônico, e que a inobservância na entrega de documentos provocará inconsistência junto ao programa é imperativo que o envio desse material deva ocorrer em tempo hábil para evitar surpresas desagradáveis.

De forma organizada e como um verdadeiro time bem entrosado- clientes, empresas especializadas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e escritórios de contabilidade – devem estar alinhados de modo a estabelecer regras e prazos para a entrega das informações ao eSocial.

Neste sentido contratos bem formulados entre empresas e contadores evitam que no futuro haja desgaste na relação e possíveis aplicações de multas geradas pela falta ou atraso na entrega de documentos por aquele que der causa. Nunca é demais enfatizar que pactos bem redigidos com obrigações claras podem ser excelentes antídotos para possíveis dores de cabeça.

Outro ponto relevante que deve ser observado pelos escritórios de contabilidade e que diz respeito à SST, é a terceirização de serviços, por meio de contratação de profissionais ou empresas qualificadas para auxiliar na Gestão e realização do trabalho, por dois aspectos:

  • Acrescentar soluções em seu portfólio de serviços e, consequentemente, cobrar honorário maior;
  • Ser um escritório diferenciado entre os concorrentes procurando entregar produtos de alta qualidade a seus clientes.

Trabalhe sem risco e ofereça produto de qualidade para seus clientes no mundo do eSocial

Muitos escritórios de contabilidade enfrentarão grandes desafios com a implementação do programa eSocial. Caberá a cada um examinar e diminuir os riscos, como já dito anteriormente, trabalhando e conscientizado seus clientes para que todos enfrentem e vençam o novo desafio que está por vir, de forma tranquila e eficiente.

Oferecer soluções que evitem possíveis riscos que pesem no bolso dos clientes, será um grande divisor de águas para os escritórios de contabilidade.

E você, Contador, o que tem feito para orientar seus clientes?

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?