Como abrir uma consultoria em segurança do trabalho? Saiba como empreender na área de SST

Como abrir uma consultoria em segurança do trabalho? Saiba como empreender na área de SST

Se você procura uma oportunidade de empreender, abrir uma consultoria em segurança do trabalho pode ser uma ótima alternativa. Confira no artigo!

O empreendedorismo corre nas veias do brasileiro e todos os dias muita gente abandona a estabilidade de um emprego com carteira assinada para se tornar seu próprio chefe. Não à toa, somente no ano de 2020 cerca de 25% da população adulta do país decidiu abrir seu próprio negócio, conforme aponta a pesquisa da Global Entrepreneurship Monito (GEM) em parceria com o Sebrae.

Entre os novos negócios, as consultorias vêm ganhando cada vez mais espaço. Inclusive, para quem atua na área de SST, abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho pode ser uma excelente alternativa num setor onde as oportunidades são crescentes.

Se você está pensando em empreender na área de SST e quer saber como montar sua própria consultoria, continue a leitura! 

Posso abrir uma consultoria sendo Técnico em Segurança do Trabalho?

Primeiramente, é importante sanar a dúvida de muitos profissionais técnicos da área de SST. E a resposta para a pergunta acima é SIM, você pode abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho com formação de nível técnico. Contudo, a principal recomendação é a de investimento em estudos e especializações, pois ser um consultor exige um nível maior de expertise sobre a área de atuação.

A legislação trabalhista prevê atualmente 36 Normas Regulamentadoras (NRs), que orientam sobre procedimentos obrigatórios às empresas para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O objetivo principal das NRs é garantir a integridade física e psíquica dos funcionários, sobretudo na prevenção de acidentes.

Por isso, abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho sendo técnico requer transformar o conhecimento adquirido em uma oportunidade de apoiar as empresas através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de modo terceirizado.

Uma vez que algumas empresas não são obrigadas a possuir um SESMT próprio, as consultorias podem atuar como suporte nesse setor. E mesmo nas organizações que possuam o SESMT, o consultor em Segurança do Trabalho pode prestar serviços pontuais diante da necessidade de determinado conhecimento técnico específico.

No entanto, vale lembrar que um profissional com o título de formação técnico encontrará algumas limitações caso deseje trabalhar sozinho, como por exemplo:

  • Impedimento na elaboração de laudos: conforme a Lei 8213/91 art. 58 inciso 1 e NR 15 item 15.4.1.1, somente Engenheiros ou Médicos do Trabalho o podem elaborar e emitir laudos de insalubridade, periculosidade e LTCAT
  • Proficiência: a NR 35 item 35.3.6 estabelece que nenhum profissional pode realizar treinamentos na área de SST sem possuir proficiência específica na atividade a que se pretende ensinar.

Nesses casos, a melhor solução para o técnico que deseja abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho é formar parcerias com outros profissionais ou empresas especializadas, que possuam médicos do trabalho e engenheiros do trabalho em seus quadros, que possam atuar nas atividades específicas onde o técnico não possui autorização.

Serviços em SST para Empresas

Por que abrir uma consultoria em segurança do trabalho?

Profissionais de SST com perfil empreendedor podem encontrar melhores oportunidades de crescimento na carreira ao abrir uma consultoria em segurança de trabalho. Isso porque, ao realizar um trabalho de modo independente, a autonomia adquirida traz possibilidades de expandir os negócios e, consequentemente, obter ganhos maiores.

Além disso, tornar-se um consultor demonstra domínio sobre a área onde atua e estimula o aprendizado contínuo. 

Vejamos a seguir alguns benefícios que uma consultoria de SST pode trazer:

Maior autonomia

Quando se é dono do próprio negócio, existe liberdade para fazer seus horários e autonomia para a tomada de decisões. Desse modo, fica muito mais fácil organizar sua rotina e conciliar a vida profissional com a vida pessoal. Aliás, essa é uma das principais vantagens apontadas por quem é empresário.

No entanto, é importante lembrar que liberdade requer responsabilidade, e as exigências serão proporcionais aos benefícios. Ser o próprio chefe significa gerir a dinâmica de trabalho de modo a não comprometer as atividades profissionais por conta de questões pessoais.

Liberdade para montar sua equipe

Quando você é o responsável pela contratação de pessoal, encontra liberdade para avaliar e escolher os profissionais que mais se enquadram no seu perfil. Assim, é possível montar uma equipe que trabalhe em consonância com sua proposta e que esteja sintonizada com o projeto.

Contudo, é fundamental sempre fazer escolhas baseadas em aptidão e técnica profissional, deixando de lado a ideia de contratar amigos e parentes. Aqui, a escolha de cada membro da equipe será crucial para o crescimento do negócio e fortalecimento da empresa.

Possibilidade de colocar suas ideias em prática

Se você é um profissional cheio de ideias, abrir uma consultoria em segurança do trabalho lhe dará a oportunidade de colocá-las em prática, coisa que, como funcionário, dificilmente seria possível. Porém, vale lembrar de estudar muito cada ideia e observar se vale mesmo a pena tirá-la do papel.

Leve em consideração que, como dono do próprio negócio, a sua responsabilidade em fazer dar certo é muito maior! Pois, ao mesmo tempo que trabalhar na construção de algo que é seu seja uma grande vantagem, o seu patrimônio pessoal investido no negócio está em risco, devendo ser protegido para evitar perdas que podem colocar suas metas em jogo.

Potencial de crescimento promissor

Com o aumento na abertura de novas empresas e a necessidade de adequação às regras e legislação vigente sobre Saúde e Segurança do Trabalho, fica evidente o potencial promissor de se abrir uma consultoria em SST. 

E mesmo que a fase inicial do negócio exija um maior esforço, ao se destacar na prestação de serviços com excelência, haverá um grande crescimento e retorno certo.

Atuar dentro da nova realidade do mercado

Dentro da nova realidade do mercado, o Técnico em Segurança do Trabalho que optar por abrir uma consultoria só encontrará boas oportunidades de negócio se buscar parcerias qualificadas com médicos e engenheiros do trabalho.

Assim, será possível oferecer uma solução completa aos clientes, com programas internos de Saúde e Segurança, atestados médicos, exames, emissão de laudos técnicos, gestão e controle de datas e geração dos arquivos que devem ser transmitidos através do eSocial, com integração completa dos programas de SST.

Como abrir uma consultoria em segurança do trabalho com poucos recursos?

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, abrir uma empresa nem sempre exige um alto investimento financeiro. Por exemplo, abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho requer apenas que você abra uma empresa (uma Sociedade Limitada ou Sociedade Limitada Unipessoal – SLU, por exemplo) e assim já obterá seu CNPJ e poderá iniciar o processo para emissão de notas fiscais.

Isso é necessário, pois um consultor de SST atende empresas, e na prestação de serviços a outras Pessoas Jurídicas, existe a necessidade de recolhimento dos impostos e emissão de notas fiscais para o controle financeiro interno do contratante. Sem contar que, como consultor, é possível fazer grande parte do trabalho de forma remota, trabalho em regime home office e atendendo presencialmente apenas empresas que necessitem dessa dinâmica.

Curso de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO

📋 CURSO GRO NR1

Uma nova realidade se instalou no universo da Saúde e Segurança do Trabalho. As alterações no texto e no contexto da NR1 transformou radicalmente a prestação de serviços dos profissionais que atuam nesta área. De forma mais objetiva e profunda, o novo GRO / PGR apresenta cobranças rígidas sobre obrigações relacionadas às NRs que eram sistematicamente negligenciadas pelos profissionais de SST.

Neste curso, de forma didática, com muita consistência e técnica apurada, o ministrante, Engº Moacir Cerigueli, compartilha com os participantes, todo a sua experiência e conhecimento acumulados nos anos atuando no mercado e como membro ou conselheiro de diversos órgãos consultivos e associações nacionais de SST.

Saiba mais sobre nosso Curso de GRO

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?