7 motivos para contratar uma empresa de Saúde Ocupacional

7 motivos para contratar uma empresa de Saúde Ocupacional
Saiba porque contratar uma empresa de saúde ocupacional é a melhor decisão para manter sua equipe motivada e, ao mesmo tempo, atender a legislação vigente.

Zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores sempre foi uma questão importante no meio empresarial. A partir da implementação do eSocial, a fiscalização das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas passou a ser muito mais rígida, incentivando diversas empresas, para garantir o atendimento de exigências legais, a contratar uma empresa de Saúde Ocupacional.

Este programa do Governo Federal, que vem sendo desenvolvido há vários anos, pretende auxiliar as áreas de Gestão de Pessoas, contabilidade e administração, a partir da padronização no envio das obrigações por um sistema totalmente informatizado. 

Desse modo, todos os dados serão cruzados e comparados entre si, garantindo a veracidade das informações transmitidas. E como isso envolve diretamente a saúde ocupacional, contratar uma empresa especializada pode garantir o pleno atendimento à legislação vigente.

Por esse e outros motivos, mostraremos neste artigo porque contratar uma empresa de saúde ocupacional pode trazer muitos benefícios. Confira!

O que é Saúde Ocupacional?

Quando falamos em saúde ocupacional, nos referimos a uma área que surgiu da necessidade de estabelecer um cuidado direcionado ao ambiente de trabalho, independentemente do tamanho da empresa, da atividade ou setor, sejam elas industriais ou prestadoras de serviço, uma vez que todas apresentam, em menor ou maior grau de exposição, riscos aos trabalhadores. A saúde ocupacional deve ser aplicada em todos os setores.

Assim, através dos cuidados promovidos por esta área, é possível zelar pela saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo as chances de acidentes e, consequentemente, o afastamento das atividades.

Portanto, pode-se dizer que a saúde ocupacional atua de forma preventiva, com o objetivo de mitigar riscos e evitar doenças laborais, criando um ambiente de trabalho mais saudável, através da segurança e do bem-estar do colaborador.

Serviços em SST para Empresas

Confira 7 motivos para contratar uma empresa de Saúde Ocupacional

Investir na saúde dos funcionários, demonstrando a preocupação com o patrimônio humano ao contratar uma empresa de saúde ocupacional, pode trazer muitos benefícios. Especialmente porque empresas que zelam pelas equipes tendem a estimular o melhor desempenho no trabalho e, consequentemente, obter mais lucro para o seu negócio.

Confira 7 motivos para investir na contratação de uma empresa especializada para gerir a saúde da sua equipe:

1. Atendimento à legislação vigente

A legislação trabalhista é extensa e rigorosa. Ao longo do tempo, suas atualizações sempre exigiram dos empregadores atender a uma série de requisitos, pensando em garantir os direitos dos trabalhadores.

Ao passo que muitas empresas consideram o alto custo financeiro atrelado ao atendimento da legislação vigente, o descumprimento dela pode se tornar ainda mais oneroso, tanto direta quanto indiretamente. Afinal, além de multas e sanções, uma empresa que não demonstra preocupação com o capital humano se torna “mal vista” no mercado, levando à perda de clientes, por exemplo.

Por esse motivo, e principalmente com o advento do eSocial, contratar uma empresa de saúde ocupacional é uma forma eficiente de estar em dia com as obrigações trabalhistas. Isso faz com que a empresa fique mais segura, afinal está recebendo a orientação de especialistas para se manter em dia com as obrigações, evitando processos trabalhistas e seus custos.

Os eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) devem ser controlados com rigor quanto ao enquadramento na Norma e prazo de execução. A periodicidade dos exames dos funcionários, da validade dos programas, a aplicação do plano de ações para ajustes estruturais determinados nas NRs, a elaboração das informações em arquivos no formato do layout do eSocial e sua remessa ao portal dentro do calendário estabelecido pelas normas, precisam ser cuidadosamente controlados para evitar notificações e multas. Uma prestadora de serviços especializada em SST, de qualidade, pode oferecer todos estes controles e serviços e desobrigar a empresa de manter um setor ou funcionários alocados para esta tarefa árdua e complicada, podendo dedicar-se exclusivamente ao seu ramo de negócios.   

2. Prevenção contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Um dos principais motivos para se contratar uma empresa de saúde ocupacional é a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Nos dois casos, o afastamento do colaborador tem um custo alto para a empresa, tanto por conta da ausência que gera diminuição da produtividade geral da equipe, quanto pelo gasto gerado com o pagamento das obrigações exigidas por lei.

Por outro lado, ao contar com uma assessoria especializada na área de saúde ocupacional, é possível manter em dia a realização dos exames médicos, além do trabalho de prevenção que é feito no ambiente laboral, levando à redução dos acidentes e doenças.

Assim, a promoção da saúde dentro da empresa e o gerenciamento dessa área constroem um ambiente mais agradável e motivador.

3. Redução de sinistros no plano de saúde empresarial

Empresas que ofertam plano de saúde aos funcionários podem garantir a redução dos sinistros a partir da implementação de uma assessoria em saúde ocupacional. Afinal, cada consulta gera um sinistro para a operadora, que se traduz em custos para a empresa.

Ao trabalhar na prevenção de doenças ocupacionais, menos consultas são realizadas, o que diminui as despesas com o plano de saúde.

Do mesmo modo, ao reduzir os acidentes de trabalho, é possível controlar o Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Este índice é calculado pelo INSS, e quanto menor ele for, menor será a alíquota de tarifação devida ao órgão. Por exemplo, numa condição de zero acidentes, o valor devido à Previdência Social pode ser reduzido pela metade.

4. Diminuição do absenteísmo e rotatividade

Controlar o absenteísmo é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas. Sobretudo em tempos em que a saúde mental vem ganhando destaque. Problemas de estresse e ansiedade vêm afastando muitos trabalhadores de suas atividades.

Essa ausência, além de gerar custos com a substituição do funcionário, também causa dificuldades operacionais. 

Em contrapartida, ao contratar uma empresa de saúde ocupacional, o trabalho de prevenção realizado tende a diminuir as faltas e a rotatividade de pessoal.

5. Redução de custos para a empresa

Reduzir os custos é o grande objetivo, e também o principal desafio dos gestores. Fazer isso sem que a produtividade seja afetada exige muito jogo de cintura e requer alguns investimentos que serão compensados no médio e longo prazo. Um deles é o de contratar uma empresa de saúde ocupacional.

Ao contar com esse serviço para cuidar da saúde dos funcionários, há uma redução significativa de custos, sobretudo relacionados com acidentes, afastamentos, diminuição dos sinistros, menor valor de FAP, entre outros.

Portanto, contar com uma assessoria qualificada significa implantar soluções eficientes, que tragam vantagens com maior custo-benefício. Como resultado, a empresa irá observar uma queda significativa nas despesas relacionadas à área de saúde ocupacional.

6. Aumento da produtividade das equipes

Trabalhar a saúde ocupacional de forma preventiva faz com que o absenteísmo seja reduzido. Além disso, não apenas o colaborador se mantém presente no trabalho, como sua produtividade é potencializada a partir de um ambiente que proporcione melhores condições de bem-estar e segurança para o bom desempenho das suas tarefas.

Obviamente, maior produtividade gera melhores resultados. Ou seja, só vantagens para a empresa e para o trabalhador.

7. Melhoria na imagem da empresa

Implementar ações e recursos em prol dos funcionários faz com que a empresa construa uma imagem positiva diante do mercado, especialmente na sua área de atuação. Por isso, ao decidir contratar uma empresa de saúde ocupacional, gestores e líderes estão assumindo um compromisso de zelar pela qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Isso demonstra responsabilidade ao tratar do tema, que é de grande relevância para os profissionais. Consequentemente, a empresa passará uma imagem de seriedade e compromisso com as pessoas, gerando interesse em outros profissionais de fazer parte da equipe, e também despertando a simpatia de clientes e fornecedores. 

Serviços de Criação de Programas de SST Empresas Públicas e Privadas

🩺 Gestão de Saúde Ocupacional

A Medicina e Engenharia do Trabalho ou Saúde e Segurança Ocupacional é um conjunto de ações promovidas por profissionais especializados, em parceria com os gestores das empresas públicas ou privadas, que visam atender às normas legais, detectar de forma precoce as doenças ocupacionais e proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável.

A implantação dos programas e a realização de exames de saúde regulares em todos os funcionários (anual ou bienal) são obrigatórios e de responsabilidade do empregador. Deixe-nos fazer isto por você. Estamos há 23 anos neste mercado, presentes em mais de 150 cidades.

Conheça nossos Serviços

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?